quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ovos Galados ou não??

Uma dúvida frequente na criação de aves, é se realmente os ovos estão galados (frequentemente designados "ovos cheios") ou se, pelo contrário, não foram galados. Para que estejam galados é necessário que alguns dias antes da postura o macho gale a fêmea (Video 1 - www.youtube.com/watch?v=N1SiMud5rjE&8feature=related).


Assim, a partir do 7º dia a seguir à postura do ovo já é possivel verificar se este se encontra galado ou não. Para tal, é necessária uma fonte de luz forte, que deve ser encostado ao ovo (ovoscopia - video 2: www.youtube.com/watch?v=xoMsL7UerVw). A vizualização de um ovo opaco, apenas com uma ligeira parte clara (bolsa necessária para a cria sobreviver) indica que este está galado. No entanto, de referir que também os ovos que não se encontrem galados apresentam uma pequena mancha escura, que representa apenas a gema do ovo, e como tal não indica que o ovo está galado.


Alguns autores referem também que a tonalidade dos ovos galados é diferente da dos ovos não galados, mas tal situação implica alguns conhecimentos e bastante experiência na determinação exacta.


Outro método também frequentemente usado é a colocação dos ovos em água, sendo que se estes estiverem galados, os ovos irão mecher devido aos movimentos da cria no seu anterior. No entanto, este método para além de apenas permitir a determinação numa fase mais final do desenvolvimento do ovo, não deve ser usado em agapornis. Tal deve-se a duas razões essenciais: a humidificação do ovo facilita a penetração de bactérias presentes no ninho, e que inviabilizam o eclodir do mesmo. Por outro lado, de modo a que a cria consiga eclodir o ovo necessita de perder humidade, e como tal, ao colocar os ovos em água estes humidificam e dificultam ou podem mesmo impedir o nascimento das crias, mesmo que o ovo tenha sida galado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uns dos ovinhos da minha fêmea esta rachado,isso significa que ele morreu??

Unknown disse...

Se esta rachado bem provavel que nao vai nascer.

Unknown disse...

Tô com 4 ovos...E não consigo identificar se estão galados pode me ajudar,