Numa altura em que tenho a lamentar a morte de 4 crias em diversos ninhos, por motivos desconhecidos (o facto de ser a 1ª criação para alguns dos casais pode ser um dos motivos), aproveito para dar seguimento à publicação de mais um link que pode ser bastante útil para quem se inicia na criação de aves (e não só). Natureza Activa apresenta diversas informações sobre um vasto conjunto de aves e, inclusive, podem encontrar uma secção dedicada à criação de aves à mão, sem dúvida alguma de muita utilidade para aqueles que possam estar interessados em fazê-lo. Mais uma sugestão que podem consultar aqui.domingo, 19 de junho de 2011
Links - Natureza Activa
Numa altura em que tenho a lamentar a morte de 4 crias em diversos ninhos, por motivos desconhecidos (o facto de ser a 1ª criação para alguns dos casais pode ser um dos motivos), aproveito para dar seguimento à publicação de mais um link que pode ser bastante útil para quem se inicia na criação de aves (e não só). Natureza Activa apresenta diversas informações sobre um vasto conjunto de aves e, inclusive, podem encontrar uma secção dedicada à criação de aves à mão, sem dúvida alguma de muita utilidade para aqueles que possam estar interessados em fazê-lo. Mais uma sugestão que podem consultar aqui.quinta-feira, 16 de junho de 2011
Aves Disponíveis - Vendido
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Wallpapers - Parte 23
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Agapornis: Macho ou Fêmea?
- Avaliação dos ossos pélvicos: mais afastados e arredondados nas fêmeas, e mais fechados e pontiagudos nos machos. Eficácia relativa de cerca de 30%, principalmente em aves jovens;
- Avaliação Anatómica: as fêmeas apresentam um porte maior, com o formato da cabeça mais arredondado, enquanto que os machos são, geralmente, mais pequenos e com a cabeça mais linear na parte superior.
- Avaliação postural: as fêmeas têm uma postura no poleiro mais baixa, enquanto que os machos, normalmente, são aves uma postura delgada no poleiro.
- Avaliação Comportamental: as fêmeas normalmente são aves mais agitadas e mais barulhentas, sendo que, geralmente, são elas que constroem o ninho e que levam o material para o seu interior.
Reforço a noção de que estas técnicas são todas elas muito relativas em aves jovens, e que mesmo em aves adultas podem não representar certezas, na medida em que, diversas vezes, encontram-se aves que não obedecem a estes critérios e que podem induzir em erro. Não esquecer também que a colocação de um nº superior a 6/7 ovos pode ser um indicador da presença de duas fêmeas, sendo que situações como limpar as penas da cabeça um ou outro ou mesmo tentativas de fecundação podem não representar macho e fêmea.
A melhor forma para formar casais de agapornis sem dispender dinheiro na sexagem é juntar diversas aves numa voadeira e ir observando o seu comportemento, uma vez que tendem a juntar-se em casais, formando-os naturalmente.
Qualquer dúvida ou questão em relação aos agapornis estejam à vontade para me enviar um e-mail (aves-rs@hotmail.com) que tentarei esclarecer dentro do possível.