domingo, 19 de junho de 2011

Links - Natureza Activa

Numa altura em que tenho a lamentar a morte de 4 crias em diversos ninhos, por motivos desconhecidos (o facto de ser a 1ª criação para alguns dos casais pode ser um dos motivos), aproveito para dar seguimento à publicação de mais um link que pode ser bastante útil para quem se inicia na criação de aves (e não só). Natureza Activa apresenta diversas informações sobre um vasto conjunto de aves e, inclusive, podem encontrar uma secção dedicada à criação de aves à mão, sem dúvida alguma de muita utilidade para aqueles que possam estar interessados em fazê-lo. Mais uma sugestão que podem consultar aqui.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aves Disponíveis - Vendido

Disponho para venda 1 casal de conures de cabeça preta. Último casal disponível, por desistência da espécie. Aves anilhadas, de 2010 e 2011, perfeitas de penas, muito bonitas. Deixo algumas fotos das aves...












Relembro que terei brevemente para venda 1 roseicollis opalino turquesa pálido, 2 opalinos golden cherry FV e 1 roseicollis oliva normal. Reservas ou mais informações, contactem-me através do e-mail aves-rs@hotmail.com .

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Wallpapers - Parte 23

Como não podia deixar de ser, e tal como grande parte do blog, publico um wallpaper de um agapornis roseicollis. Neste caso uma foto bem conseguida de uma ave criada à mão e consequentemente muito mansa e ainda mais curiosa!!


Se tiverem oportunidade não deixem de adquirir uma ave destas criada à mão, que juntam um preço relativamente baixo com muita curiosidade mas também muita mansidão. Com algum treino, tornam-se excelentes animais de companhia.


Esta foto em particular, pode ser encontrada aqui!


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Agapornis: Macho ou Fêmea?

Começar por referir que a distinção entre machos e fêmeas nos agapornis mais comuns (Roseicollis; Fischer; Personata; Nigrigenis) não é de todo fácil, uma vez que estes não apresentam dismorfismo sexual, ou seja, não existe diferença visual entre macho e fêmea.


Para esta tarefa, existem duas possibilidades,nomeadamente:


Através de sexagem por ADN da ave (colheita de 5/6 penas da ave ou de pequena quantidade de sangue), em que é efectuada uma análise laboratorial de forma a determinar exactamente o sexo da ave. Não esquecer que para isto é necessário a inscrição no site de um laboratório à escolha e o pedido de kits de sexagem de forma a poder enviar as amostras colhidas de forma segura. Esta análise tem um custo para o criador, que varia conforme o laboratório escolhido.


Criadores com poucas aves, ou que não pretendam fazer o investimento de sexar a ave, podem recorrer a outras "técnicas", que no entanto não são muito fiáveis, particularmente quando efectuadas por criadores sem experiência. De qualquer das formas, permitem muitas vezes ter uma ideia em grande parte dos pássaros. Assim , é possível, distinguir o macho da fêmea, através de:



  • Avaliação dos ossos pélvicos: mais afastados e arredondados nas fêmeas, e mais fechados e pontiagudos nos machos. Eficácia relativa de cerca de 30%, principalmente em aves jovens;


  • Avaliação Anatómica: as fêmeas apresentam um porte maior, com o formato da cabeça mais arredondado, enquanto que os machos são, geralmente, mais pequenos e com a cabeça mais linear na parte superior.


  • Avaliação postural: as fêmeas têm uma postura no poleiro mais baixa, enquanto que os machos, normalmente, são aves uma postura delgada no poleiro.


  • Avaliação Comportamental: as fêmeas normalmente são aves mais agitadas e mais barulhentas, sendo que, geralmente, são elas que constroem o ninho e que levam o material para o seu interior.

Reforço a noção de que estas técnicas são todas elas muito relativas em aves jovens, e que mesmo em aves adultas podem não representar certezas, na medida em que, diversas vezes, encontram-se aves que não obedecem a estes critérios e que podem induzir em erro. Não esquecer também que a colocação de um nº superior a 6/7 ovos pode ser um indicador da presença de duas fêmeas, sendo que situações como limpar as penas da cabeça um ou outro ou mesmo tentativas de fecundação podem não representar macho e fêmea.


A melhor forma para formar casais de agapornis sem dispender dinheiro na sexagem é juntar diversas aves numa voadeira e ir observando o seu comportemento, uma vez que tendem a juntar-se em casais, formando-os naturalmente.


Qualquer dúvida ou questão em relação aos agapornis estejam à vontade para me enviar um e-mail (aves-rs@hotmail.com) que tentarei esclarecer dentro do possível.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criações - Actualizações

Infelizmente, desde o último post, tenho a lamentar a morte de 2 crias já bastante desenvolvidas. Sem causa aparente (pelo menos num dos casos), fiquei sem 1 fischer branco e 1 roseicollis opalino pálido. Assim, e quase completamente desenvolvidos, tenho actualmente:

4 Roseicollis Opalinos Golden Cherry FV

2 Roseicollis Opalinos Turquesas Pálidos FB

1 Personata Azul Pastel

1 Fischer Azul

2 Roseicollis Verdes FV

1 Roseicollis Oliva FV

Um total de 11 aves, das quais pretendo ficar com apenas duas, nomeadamente os 2 Roseicollis Opalinos Turquesas Pálidos, mas vamos ver se corre bem a parte final da criação, visto em 2 casais ser a primeira criação!!